8 motivos para você fazer uma controladoria jurídica

Lidar com os prazos curtos, as audiências e a pressão dos clientes. Essas são algumas dificuldades de quem trabalha no ramo jurídico. Os escritórios de advocacia estão inseridos em um mercado cada vez mais complexo e competitivo. Porém, para se adequar e garantir a eficiência operacional, você deve contar com uma controladoria jurídica. 

 

No entanto, para você entender melhor o assunto, preparamos este post. Nele, vamos mostrar 8 motivos para fazer uma controladoria jurídica. Ficou interessado no tema do nosso artigo? Então, continua com a leitura!

1.Para você ter eficiência nos processos 

Muitas vezes quem trabalha como advogado se sente perdido em relação às atividades que são urgentes. No entanto, a controladoria jurídica organiza as rotinas, as informações e os relatórios que possibilitam ao corpo técnico jurídico se conectar em suas principais tarefas, como se dedicar aos estudos dos casos, realizar as audiências e até mesmo entrar em contato com os clientes. 

2. Para aumentar o faturamento do escritório

A controladoria jurídica é uma ferramenta que pode dobrar o faturamento do seu escritório. Ela agrega valor ao negócio, pois traz qualidade e segurança aos processos. Aumenta a sua capacidade produtiva, já que será a responsável pelo trabalho administrativo e pela visibilidade do seu escritório de advocacia. 

3. Para atender as demandas

O enorme volume de processos, a alta exigência dos clientes e a necessidade de qualidade e organização tornam a controladoria jurídica essencial para o escritório de advocacia. Portanto, quando se tem os processos organizados, você atende as demandas com mais tranquilidade e eficiência.

4. Para ajudar na gestão do seu escritório

Quando a controladoria jurídica está devidamente organizada, ela tem a possibilidade de gerar indicadores que contribuem para a gestão do escritório e não apenas para sua operação. Desta forma, o gestor verifica a produtividade das equipes, ajusta todos os pontos e o rumo do negócio, elabora propostas de honorários com base em seu custo real interno e estabelece metas para um crescimento rentável e saudável. 

5. Para reduzir os custos

A otimização do lucro deve ser uma prioridade básica em todo escritório jurídico. Com ela, você oferece uma remuneração melhor aos sócios, advogados associados e colaboradores. Além disso, honra o compromisso com os fornecedores e reinveste no crescimento ou mesmo na criação do fundo de reserva. A controladoria jurídica reduz os custos existentes, pois evita que o seu escritório pague mais tributos que o necessário ou acumule erros que gere onerosidade.

6. Para garantir a longevidade do escritório

Além de colaborar para uma atuação mais enxuta, a controladoria jurídica garante que os atuais clientes tenham uma experiência melhor, visto que ela agrega maior qualidade nos serviços prestados, agilidade à gestão dos processos e organização. Com isso, o seu escritório terá longevidade no mercado. 

7. Para ajudar na tomada de decisões

A controladoria jurídica ajuda os advogados e outros líderes do escritório na tomada de melhores decisões, baseadas em informações reais acerca do negócio e do ambiente interno-externo. Com o trabalho da controladoria, você toma as iniciativas certas, alinha a atual situação do escritório jurídico com a sua realidade e os objetivos pretendidos. 

8. Para organizar agendas e arquivos

Sabe aquela dificuldade em encontrar as informações que você precisa e organizar agendas e arquivos? Com a controladoria jurídica você não terá mais problemas, pois ela funciona como uma central de informações onde se encontra o que procura.  

 

Como você pode ver, o trabalho da controladoria jurídica é muito importante para o seu escritório de advocacia. No entanto, para que tudo isso seja ainda mais eficiente, você precisa contar com o sistema DataJuri, o mais completo software jurídico online para advogados e escritórios de advocacia. Com este sistema, você controla processos, clientes, financeiro e emite nota fiscal, além de poder consultar os andamentos processuais direto no site do tribunal de forma automática.

 

Quer saber mais sobre o Data Juri? Deixe uma mensagem em nosso post!